DISSERTAÇÃO DE MESTRADO de Paula Cruz: "Para além do códice - Publicações híbridas e novas formas de leitura do leitor Bate-bola no subúrbio carioca". O Almanaque Bate-bola #1 apresenta e sintetiza as manifestações Bate-bolas numa âmbito geral numa publicação risográfica reticulada em cores neon elaborada coletivamente com os líderes de turmas Bate-bolas.
A história da leitura se relaciona diretamente à história do suporte. Com o surgimento de publicações eletrônicas dispostas nos mais diversos suportes – como tablets, smartphones, computadores –, estes novos formatos passaram a conviver com os impressos. Assim, o objetivo desta pesquisa foi reavaliar os contextos de leitura, a partir da relação entre leitor e suporte, tendo em foco publicações híbridas, criadas tanto no meio impresso quanto no digital.
Para isto, investigou-se a atividade de leitores específica do subúrbio carioca, a partir de uma manifestação cultural particular da cidade: os Bate-bolas (ou Clóvis). Para abordar este campo de leituras contemporâneas e vários formatos de publicações, explorou-se as singularidades da experiência de leitura do leitor do subúrbio carioca e sua aproximação com o acesso às publicações híbridas. As etapas de pesquisa de campo incluíram questionários presenciais e entrevistas realizadas com estes jovens leitores e, a partir da observação de seus hábitos de leitura, foi elaborada uma pesquisa-intervenção.
A proposta da criação de uma publicação híbrida surge a partir das necessidades dos leitores Bate-bolas, urgências estas apontadas pelos próprios durante a pesquisa. O resultado da análise da interação dos Bate-bolas com a publicação híbrida proposta tem como resultado final comprovação da hipótese e elaboração da conclusão da pesquisa: o Almanaque Bate-bola #1.
Acesse o link da versão digital do Almanaque Bate-bola #1 aqui.
Para ler a dissertação de mestrado que concebeu este projeto de publicação, clique aqui.
Paula Cruz
Nilton Gamba Jr
Marcelo Índio
Luciano Guimarães + Anderson “Buda” Souza + Gilson Carvalho