DISSERTAÇÃO DE MESTRADO de Camilla Serrão: "Mascarados no carnaval: estudo sobre a construção de um acervo de memória processual e colaborativo". A pesquisa atualmente se encontra em fase de conclusão e está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio. Tem como objetivo verificar a eficácia do uso da etnoficção ilustrada na construção de um acervo vivo sobre manifestações mascaradas do Carnaval do estado do Rio de Janeiro, favorecendo a sua dimensão colaborativa e processual. Como proposta de retorno para o campo de pesquisa, foi desenvolvida, ao longo desta pesquisa, uma narrativa ficcional ilustrada com foco no público infanto-juvenil: A folia dos vagalumes. Narrativa inspirada nas obras de teóricos como Walter Benjamin, Pier Paolo Pasolini e Georges Didi-Huberman.
Mascarados no carnaval: um estudo sobre a construção de um acervo de memória processual e colaborativo é uma pesquisa-intervenção que tem como tema a etnoficção na preservação e divulgação de manifestações populares de mascarados no carnaval do estado do Rio de Janeiro. O estudo visa investigar de que forma o design pode contribuir com o método de etnoficção para mascarados no carnaval, tendo em vista a pluralidade de aspectos formais, simbólicos e performativos destas tradições mascaradas. A pesquisa parte do pressuposto de que a ficção ilustrada é uma técnica que pode divulgar de forma expressiva o levantamento documental. E tem como objetivo verificar a eficácia do uso da etnoficção ilustrada na construção de um acervo vivo sobre estas manifestações mascaradas, favorecendo a sua dimensão colaborativa e processual.
As contribuições teóricas de autores da perspectiva crítica e dos Estudos Culturais Latino-americanos foram essenciais para examinar, a partir de categorias de análise no âmbito da narrativa, manifestações populares de mascarados brasileiros, e suas intermitências, tendo como foco o eixo de influências coloniais europeias para estas tradições. Além disso, o levantamento de narrativas orais e de registros fotográficos e textuais contribuíram para o entendimento dos desafios para a preservação e divulgação destas tradições mascaradas. Como proposta de intervenção no campo de pesquisa, foi desenvolvida uma narrativa ficcional ilustrada, A folia dos vagalumes, com foco no público infanto-juvenil. A partir das dinâmicas realizadas foi possível avaliar a potência do uso de registros visuais, particularmente do desenho, como estímulo para o retorno de novos dados, viabilizando um processo de mapeamento colaborativo e participativo dessas manifestações.
Leia A folia dos vagalumes neste link.
A folia dos vagalumes é um livro ilustrado voltado para o público infanto-juvenil. A história é protagonizada por um pai (Bate-Bola Pirulito) e um filho (Bate-Bola Saia Rodado), ambos brincantes da cultura Bate-Bola. Em sua jornada, os dois caminham por vários locais do estado do Rio de Janeiro, e encontram diversos personagens mascarados típicos dos festejos carnavalescos doestado: como o Gorila, o Diabinho, a Caveirinha, o Morceguinho, o Pierrô, o Arlequim, a Colombina, o Palhaço do Carnaval da Moita, dentre outros. Mascarados que convidam a um olhar mais plural sobre a história do Carnaval do Rio de Janeiro. Ao longo desta jornada, pai e filho são postos a refletir sobre sua própria tradição mascarada e sobre a necessidade de manutenção das raízes do Carnaval. A associação com a figura do vagalume foi inspirada na obra do cineasta Pier Paolo Pasolini, que trás este inseto como uma metáfora sobre as culturas populares.
Camilla Serrão
Nilton Gamba Junior
Marcelo Índio, Gilson Carvalho, Equipe Bruno Magia e Gabriel Alves de Castilho
Instituto Moreira Salles, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular