PROJETO DE EXTENSÃO. Parla! - Mostra DHIS de Design de Personagens foi criada em 2009, na PUC-Rio e é uma mostra de criação de personagens colaborativa entre universidades de Design nacionais e internacionais.
Na edição de 2019, sua sexta edição, comemoramos dez anos integrando duas universidades, a Javeriana de Cali (Colômbia) e o Instituto Politécnico de Leiria da EscolaSuperior de Artes e Design (Portugal). A mostra que já percorreu temas variados nessas seis edições, agora, se debruça sobre um artefato particular na História do homem com a criação de personagens: as máscaras.
Partindo de um contexto histórico que remonta ao neolítico, as máscaras atravessam a história mundial chegando aos dias de hoje como uma provocação para a identificação de um sujeito com rótulos e papéis sociais. Assim, esta edição do Parla! lembra dos conceitos de identidade, singularidade e equidade tão caros à contemporaneidade e com muitas relações históricas com as manifestações de mascarados.
Entende-se identidade como um papel social definido e associado a um grupo. Um conjunto de características reconhecíveis fora e dentro do conjuntos de indivíduos marcados por essa identidade – identidade negra, brasileira, LGBTA+, trabalhadora, suburbana, entre outras. Singularidade é a possibilidade de diferenças dentro desses grupos que já se propõem específicos. A função deste conceito é atomizar as especificidades dos indivíduos e que podem ser observadas em diferentes escalas dentro dos grupos. A singularidade expõem a dinâmica plural dentro de um mesmo grupo identitário, provoca a pensar na variação de aspectos que estruturam uma identidade social em diferentes fases da vida de um mesmo sujeito e questiona modelos rígido de definição de papéis sociais propostos por usos enrijecidos da ideia de identidade.
A equidade é um problema que emerge dos dois conceitos anteriores. Se há identidades e singularidades, há diferenças e proximidades. Para além da tensão entre igualdade e desigualdade, a equidade é uma proposta de ajuste social para diferentes indivíduos em função de suas diversificadas demandas e potencialidades geradas pelas suas singularidades e identidades. Um tema contemporâneo importante tem sido discutir direitos sociais a partir de uma sociedade mais orgânica que pensem em projetos mais abertos de vida gregária e não apenas de estruturas fixas generalizantes que anulam as singularidades ou, por outro lado, negligenciam os laços grupais de identidade. Se voltarmos ao papel ontológico das máscaras nos ritos neolíticos e acompanhar seu percurso em diferentes festejos até os dias de hoje, veremos a permanência relativa da função primordial desses artefatos de darem visibilidade às ‘máscaras sociais’ tão naturalizadas no cotidiano.
Foram selecionados para as exposições três primeiros lugares e três menções honrosas de cada país. O Júri do Brasil selecionou os trabalhos de Portugal, o de Portugal os daColômbia e os o da Colômbia selecionou os do Brasil. O grande trunfo da mostra sempre foi a integração entre as diferentes escolas, entre discentes e docentes, entre diferentes culturas e a possibilidade de, por um período, estarmos estabelecendo essas pontes em torno do estudo sobre personagens. Como sempre, os trabalhos desenvolvidos são expostos no ano seguinte – neste caso, em 2020. Porém, em função das políticas de isolamento relacionadas à pandemia de COVID-19, este ano, será a primeira vez que não teremos uma exposição física de cartazes, mas sim, uma mostra virtual dos trabalhos.
Realização
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Dhis – Laboratório de Design de histórias
Parceria
PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontificia Universidad Javeriana de Cali
Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Artes e Design
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola de Belas Artes
Apoio
NADA – Núcleo de Arte Digital e Animação
CoordenaçãoGeral Gamba Junior
CoordenadorColômbia Samy Delgado Escobar
CoordenadorPortugal Marco Nunes Correia, Paulo Jorge Soares da Silva
eFernando Galrito
ComitêOrganizador Miguel Carvalho e Marcelus Gaio
MaterialGráfico Miguel Carvalho
EstagiáriosDiogo da Silva e Kleber Dejesus
Traduções dos textos dos coordenadores Andrea Camargo
Jurados dos trabalhos de Portugal Isabel Oliveira (PUC-Rio/Brasil), Luiza Novaes(PUC-Rio/Brasil) e Marcus Vinícius de Paula (UFRJ/Brasil).
Jurados dos trabalhos do Brasil Sammy Delgado Escobar e Juliana Pino (PUJaveriana de Cali/Colômbia).
Jurados dos trabalhos da Colômbia João Catarino (ESAD.CR - Politécnico de Leiria/
Portugal)e Marco Nunes Correia (ESAD.CR - Politécnico de Leiria/Portugal).
Participantes Brasil
Luiz Augusto, Bruna Tardioli, Camilla Serrão, Carolina Mano, Carolina Senra, ClaraBarros, Clara Braem, Clarissa Vargas, David dos Santos, Eduardo Andrado,Fabiana Almeida, Flávia Proença, Gabriel Machado, Humberto Barros, IsabelParanhos, Ismael Lito, Larissa Couto, Leticia de Vicq, Mariana Souza, NatháliaValente, Pedro Martins e Rachel Gregg.
Participantes Colômbia
Alejandro Escobar, Juanita Muñoz, Daniela Chavez, Isabella Rodríguez, SantiagoPérez, Isabella Vera, Camnila Echeverry, Juan David, Pablo Caicedo, JuanOsorio, Angela Santos, Juanita Saa, Camila Gonzáles, Laura Rosero, Luis Urrego,Laura Valencia, Vania Vázquez, María Tello, Catalina Díaz, Melina Hérnandez,Alejandro Restrepo, Santiago Paez, Laura Sardi, Sebastian Ballesteros,Valencina Chica, Luisa Orozco e Boris Guevara.
Participantes Portugal
Ana Batista, André Fernandes, Andreia Messias, Antônio Barbosa, Antônio Santos,Barbara Alves, Beatriz Albano, Bernardo Bento, Bernardo Resende, CatarinaVarela, Bruna Colaço, Bruna Duarte, Bruno Boiça, Bruno Rosa, Carlos Drega,Carolina Sequeira, Cláudia Alves, Daniela Franco, Diogo Cesar Mouralinho, LuísSilva, Rafaela Serrano, Helena Isabel, Joana Abreu, Sofia Fernandes, InêsPinheiro Silva, Francisco Hander, Helena Veludo, Liliana Silva, Luís Calado,Pedro Cardoso, Filipa Combo, Ines Durão, Ines Fontinha, Ines Marques, InesQuintans, Megs Santos, Mónica Carvalho, Mónica Oliveira, Renata Martins, RitaOliveira, Rita Fonseca, Rita Guerra, Rita Hipolito, Sofia Duarte, Luis Malico,Vanessa Belo e Inês Silva
Classificação / Classificación
>>>BRASIL
Primeiro lugar
(Empate)
Séire: Prímatus, o Bate-Bomba;
Cacique Arkaiko e Zé Niugém
Eduardo Andrade
Segundo lugar:
Faminto de Julho
Carolina Serra
Terceiro Lugar:
Maulama Aruna
Ismael Lito
Menções honrosas:
Dioníses
Gabriel Machado
Lampião no Asfalto
Humberto Barros
Sociedade Secreta das Orquídeas Vermelhas
Larissa Couto
>>>PORTUGAL
Primeiro lugar
(Empate)
Artes
Helena Veludo
Vaca de Fogo
Ines Marques
Segundo lugar:
Furfur
Cláudia Alves
Terceiro Lugar:
Cadente
Rafaela Serrano
Menções honrosas:
Terra
Ana Batista
Harmonia
Antônio Santos
Maria
Rita Oliveira
>>>COLÔMBIA
Primer lugar
Raíces
Boris Guevara
Segundo lugar:
Somos Pacífico
Valencina Chica & Luisa Orozco
Tercer Lugar:
Euforiká
Juan Osorio & Angela Santos
Mención honorifica:
Sabrosura
Juanita Saa &
Camila Gonzáles
Esto es pura calentura
Juan David &
Pablo Caicedo
Mamá Naturaleza del Pacifico
Laura Valencia & Vania Vázquez