TESE DE DOUTORADO de Humberto Barros: "Toy Art: o mito e os diálogos com a cultura dos Bate-bolas:" A pesquisa analisa a narrativa da toy art, com foco na sua história e relações com a cultura Pop. A análise propõe questões sobre seu papel no enfrentamento aos mitos urbanos contemporâneos, assim como dialoga e se relaciona com a manifestação dos Bate-bolas dos subúrbios do Rio de Janeiro. A toy art é um suporte expressivo contemporâneo que contém elementos do grafite, do design, e da street art. Apresenta uma narrativa da cidade com violência e humor ácido. O consumismo e a pós modernidade são necessariamente investigados ao se estudar o universo da toy art, ou designer toy, assim como as tribos urbanas. Sua forma é a de um brinquedo e sua narrativa é explicitamente adulta. A pesquisa aplicada produz uma linha de toy arts baseados na estética dos Bate-bolas do subúrbio carioca, uma manifestação cultural tradicional do carnaval. O intuito é conhecer os processos que envolvem a produção do objeto assim como as possibilidades de conexões entre o universo pop e a cultura urbana em uma dimensão regional e nacional.
O tema da pesquisa é a Toy art, um artefato artístico e mercadológico, expressivo, contemporâneo, que contém em si influências do grafite, do web design e da street art, produzido por designers, artistas gráficos e ilustradores, subgrupo conhecido também como Designer toy. A proposta da toy art está vinculada a diferentes aspectos deste cenário, como: vida urbana, violência, confronto, humor ácido e dualidade entre vida adulta e infância.
O objeto de toy art está, pois, contido no conjunto de Objetos Narrativos Colecionáveis para Adultos e se destaca do grupo por algumas características, sendo a diferença mais estrutural o enfrentamento do mito na cultura pop que a sua narrativa propõe. Esse objeto é também chamado de vinyl toy, uma vez que apresenta uma relação significativa com esse material, o plástico PVC (polyvinyl chlorid), vinil.
O objetivo da pesquisa é primeiramente se aprofundar no conhecimento do universo que se relaciona com a criação, produção e distribuição da toy art, assim como identificar seu diferencial dentro do conjunto dos outros Objetos Narrativos Colecionáveis para Adultos. Se aprofundar na investigação através de sua estrutura de narrativa. Em movimento contrário aos demais objetos colecionáveis, a narrativa toy art confronta e destitui o mito pop de seu pedestal, ao invés de enaltecê-lo ou vendê-lo . Dentro do universo amplo de aplicação da pesquisa, é proposto um recorte original: a representação de uma manifestação brincante do carnaval carioca, os Bate-bolas, presentes na periferia urbana da cidade do Rio de Janeiro, que realizam performances em festejos carnavalescos. Essa foi uma decisão tão importante para os novos rumos que o trabalho tomou que no decorrer da tese se faz notório o entendimento do encontro entre dois universos que ainda não se tangenciam porém se relacionam, dialogam e se confrontam. O aprofundamento no entendimento e estudo dessa relação passou a ser um dos objetivos da pesquisa e talvez tenha se transformado na maior contribuição que esse trabalho tenha a oferecer: a aproximação das duas expressões culturais, aos seus grupos e o entendimento de ambos universos – toy art e Bate-bolas – se tornou fundamental para o desenvolvimento do trabalho.
A tese se justifica pelo olhar da pesquisa em design para um novo objeto em suas dimensões materiais, simbólicas e utilitárias e por ser um ótimo campo para se problematizar o “Desfocar” e o “Dissolver” das fronteiras entre o expressivo e o mercadológico, já tão evidenciados na prática da área da pesquisa em Design. O estudo desenvolvido tem relevância para o pesquisador e sua inserção profissional; para o laboratório de ensino ao qual está vinculada e para os estudos sobre narrativa, foco desta unidade de pesquisa (DHIS – Laboratório de Design e Histórias do PPG-PUC-Rio); para a linha de pesquisa Comunicação, Cultura e Arte, pela forma interdisciplinar e intercruzada como essas subáreas do design se apresentam no objeto de estudo; para o PPG Design da PUC-Rio, pelo seu foco em pesquisas no âmbito do Design que tenham uma inserção social; para o ensino de Design, que pode se valer de aspectos técnicos e conceituais para a formação em diferentes temas correlatos aos artefatos estudados e para a cultura popular brasileira, pela oportunidade de se dar visibilidade a uma manifestação com tantos estigmas e preconceitos.
O método de estudo histórico, a pesquisa de campo exploratória, com a função de formular questões que possibilitassem aumentar a familiaridade com o ambiente estudado e clarificar conceitos relacionados ao campo pesquisado e finalmente, por meio de uma pesquisa-intervenção, uma parte do trabalho corresponde ao desenvolvimento prático do protótipo de uma coleção de toy art, de forma colaborativa, junto aos componentes e grupos de Bate-bolas, com a função de conhecer seu trajeto produtivo e mercadológico e procurar, ainda, validar a pertinência da classificação em projetos e experimentos.
A tese se divide entre uma seção teórica e uma prática. A primeira é constituída dos quatro primeiros capítulos e explica e contextualiza a toy art em perspectiva histórica e social — no ambiente das artes e dos movimentos sócio-culturais mundiais e nacionais — e a relaciona com o mito pop, o consumismo e a cultura de massas. Ainda nessa primeira parte a pesquisa encontra os Bate-bolas e seu universo sócio-cultural e histórico. A segunda seção da tese contém o experimento final e está descrita no capítulo cinco em um formato que pode ser relacionado a um diário dos acontecimentos que se sucederam no desenrolar do período do trabalho.
MASSIFICADO/LOCAL -
Criação e produção - Felipinho Tamu-Juntos.
Outro aspecto complexo nas manifestações de Bate-bolas é a escolha de temas que serão os enredos das fantasias ou símbolos da própria turma. Personagens da indústria de massa e muitos da cultura dos EUA são usados para decorar as fantasias levando a uma polêmica quanto a autenticidade da expressão como uma manifestação da cultura popular brasileira. Neste toy, vemos o Zé Carioca, um personagem da Disney que homenageia o Brasil com um papagaio que representa um cidadão carioca. Ao decorar a fantasia deste toy-art, o tema evoca todas essas contradições - é dos EUA, mas é sobre o Brasil, é do Brasil, mas é sobre os EUA. Hoje, já é claro que este personagens e outras diversas ações do governo dos EUA não foram apenas ações de expansão de consumo de produtos culturais, mas também uma estratégia para políticas neocoloniais denominada oficialmente de "Política da Boa vizinhança".
HOMENAGEM AO MÉXICO -
Criação e produção - Eduardo Andrade.
Esta customização foi planejada para ser exposta primeiramente no México no congresso MX DESIGN 2019 - Identidades e transições. como os Bate-bolas têm uma relação muito dinâmica com mudanças e inovações de sua própria identidade como festejo - além da problematização da identidade do brincante que qualquer uso de máscaras propõem -, essa customização é uma homenagem a cultura popular do México e o dia dos mortos. Como as fantasias hoje se apropriam de temas internacionais como personagens da Disney ou da cultura de outros países e, a cada ano, têm que propor novos enredos, muitas turmas já saíram com o tema dos dias dos mortos do México. Tanto pela beleza dos elementos estéticos como pela pregnância deste festejo no sociedade brasileira. O toy, mistura, então, como muitas fantasias já fizeram, as caveiras mexicanas com os Bate-bolas brasileiros.
Toys- Pirulito e Rodado Saia e seus acessórios.
https://youtu.be/97z4TcK5FQ4
Um breve histórico sobre a tese
Esta publicagao é urn dos resultados do projeto de pesquisa Mascarados Afroiberoamericanos do mestrado de Paula Cruz, feito pelo LaboratOrio de Design de Historias (Dhis) no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.
Realizacao DHIS / PUC-Rio Mascarados Afroiberoamericanos
Coordenação Geral: Gamba Junior
Pesquisa de mestrado: Humberto Barros
Conteudo: ORGANIZACAO GERAL DHIS / PUC-Rio
COLABORADORES
BATE-BOLAS: Luciano, Sergio de Oliveira, Gilson Carvalho da Silva, Anderson Buda, Fabrizyo Castilho, Tia Regina
CARETOS DE PODENCE: Luis F. Costa
GANDHIS Gamba Junior
Humberto Barros
Marcely Soares
Miguel Carvalho
Paula Cruz
Priscila Andrade Andre Amaral
Davison Coutinho
Desiree Bastos
Lilly Viana
Camilla Serrao
Aline Jobim
Nathalia Valente
Igor Ceciliano
Ricardo Ferreira
Simone Formiga
Monique Bezerra (UFF)