Toy Art Bate-bolas

realizada em:  
06/2020
Local:  
Rio de Janeiro

TESE DE DOUTORADO de Humberto Barros: "Toy Art: o mito e os diálogos com a cultura dos Bate-bolas:" A pesquisa analisa a narrativa da toy art, com foco na sua história e relações com a cultura Pop. A análise propõe questões sobre seu papel no enfrentamento aos mitos urbanos contemporâneos, assim como dialoga e se relaciona com a manifestação dos Bate-bolas dos subúrbios do Rio de Janeiro. A toy art é um suporte expressivo contemporâneo que contém elementos do grafite, do design, e da street art. Apresenta uma narrativa da cidade com violência e humor ácido. O consumismo e a pós modernidade são necessariamente investigados ao se estudar o universo da toy art, ou designer toy, assim como as tribos urbanas. Sua forma é a de um brinquedo e sua narrativa é explicitamente adulta. A pesquisa aplicada produz uma linha de toy arts baseados na estética dos Bate-bolas do subúrbio carioca, uma manifestação cultural tradicional do carnaval. O intuito é conhecer os processos que envolvem a produção do objeto assim como as possibilidades de conexões entre o universo pop e a cultura urbana em uma dimensão regional e nacional.

O tema da pesquisa é a Toy art, um artefato artístico e mercadológico, expressivo, contemporâneo, que contém em si influências do grafite, do web design e da street art, produzido por designers, artistas gráficos e ilustradores, subgrupo conhecido também como Designer toy. A proposta da toy art está vinculada a diferentes aspectos deste cenário, como: vida urbana, violência, confronto, humor ácido e dualidade entre vida adulta e infância.

O objeto de toy art está, pois, contido no conjunto de Objetos Narrativos Colecionáveis para Adultos e se destaca do grupo por algumas características, sendo a diferença mais estrutural o enfrentamento do mito na cultura pop que a sua narrativa propõe. Esse objeto é também chamado de vinyl toy, uma vez que  apresenta uma relação significativa com esse material, o plástico PVC (polyvinyl chlorid), vinil.


O objetivo da pesquisa é primeiramente se aprofundar no conhecimento do universo que se relaciona com a criação,  produção e distribuição da toy art, assim como identificar seu diferencial dentro do conjunto dos outros Objetos Narrativos Colecionáveis para Adultos. Se aprofundar na investigação através de sua estrutura de narrativa. Em movimento contrário aos demais objetos colecionáveis, a narrativa toy art confronta e destitui o mito pop de seu pedestal, ao invés de enaltecê-lo ou vendê-lo .  Dentro do universo amplo de aplicação da pesquisa, é proposto um recorte original: a representação de uma manifestação brincante do carnaval carioca, os Bate-bolas, presentes na periferia urbana da cidade do Rio de Janeiro, que realizam performances em festejos carnavalescos. Essa foi uma decisão tão importante para os novos rumos que o trabalho tomou que no decorrer da tese se faz notório o entendimento do encontro entre dois universos que ainda não se tangenciam porém se relacionam, dialogam e se confrontam. O aprofundamento no entendimento e estudo dessa relação passou a ser um dos objetivos da pesquisa e talvez tenha se transformado na maior contribuição que esse trabalho tenha a oferecer: a aproximação das duas expressões culturais, aos seus grupos e o entendimento de ambos universos – toy art e Bate-bolas – se tornou fundamental para o desenvolvimento do trabalho.


A tese se justifica pelo olhar da pesquisa em design para um novo objeto em suas dimensões materiais, simbólicas e utilitárias e por ser um ótimo campo para se problematizar o “Desfocar” e o “Dissolver” das fronteiras entre o expressivo e o mercadológico,  já tão evidenciados na prática da área da pesquisa em Design. O estudo desenvolvido tem relevância para o pesquisador e sua inserção profissional; para o laboratório de ensino ao qual está vinculada e para os estudos sobre narrativa, foco desta unidade de pesquisa (DHIS – Laboratório de Design e Histórias do PPG-PUC-Rio); para a linha de pesquisa Comunicação, Cultura e Arte, pela forma interdisciplinar e intercruzada como essas subáreas do design se apresentam no objeto de estudo; para o PPG Design da PUC-Rio, pelo seu foco em pesquisas no âmbito do Design que tenham uma inserção social; para o ensino de Design, que pode se valer de aspectos técnicos e conceituais para a formação em diferentes temas correlatos aos artefatos estudados e para a cultura popular brasileira, pela oportunidade de se dar visibilidade a uma manifestação com tantos estigmas e preconceitos.


O método  de estudo histórico, a pesquisa de campo exploratória, com a função de formular questões que possibilitassem aumentar a familiaridade com o ambiente estudado e clarificar conceitos relacionados ao campo pesquisado e finalmente, por meio de uma pesquisa-intervenção, uma parte do trabalho corresponde ao desenvolvimento prático do protótipo de uma coleção de toy art, de forma colaborativa, junto aos componentes e grupos de Bate-bolas, com a função de conhecer seu trajeto produtivo e mercadológico e procurar, ainda, validar a pertinência da classificação em projetos e experimentos.

A tese se divide entre uma seção teórica e uma prática. A primeira é constituída dos quatro primeiros capítulos e explica e contextualiza a toy art em perspectiva histórica e social — no ambiente das artes e dos movimentos sócio-culturais mundiais e nacionais — e a relaciona com o mito pop, o consumismo e a cultura de massas.  Ainda nessa primeira parte a pesquisa encontra os Bate-bolas e seu universo sócio-cultural e histórico.  A segunda seção da tese contém o experimento final e está descrita no capítulo cinco em um formato que pode ser relacionado a um diário dos acontecimentos que se sucederam no desenrolar do período do trabalho.

Toy Pirulito em branco, desmontado -Imã dos encaixes dos braços.
Toy Rodado Saia em branco.
PIRULITO -Criação e produção - Eduardo Andrade.
PIRULITO -Criação e produção - Eduardo Andrade.A coleção TOY ART MASCARADOS tem duas séries sobre os Bate-bolas do rIo de Janeiro: o PIRULITO, formato de fantasia das origens da manifestação, mas ainda encontrada hoje em fantasias individuais e o RODADO SAIA, modelagem mais contemporânea que substitui o macacão por uma saia bufante. Nesta exposição, todos os toys customizados são da série PIRULITO e este primeiro exemplar é uma customização que tenta retratar de forma mais fidedigna o tipo de máscara, o padrão listrado do macacão. as cores vibrantes da roupa, a bexiga de boi usada como bola e a peruca pequena da fantasia original. A máscara similar à maquiagem do palhaço é que originou o segundo nome da fantasia: Clóvis - uma corruptela da palavra Clown, como era chamada a fantasia pelos imigrantes de língua inglesa e alemã.
TRADIÇÃO/INOVAÇÃO -Criação e produção - Marcelo Índio.
TRADIÇÃO/INOVAÇÃO -Criação e produção - Marcelo Índio.Esta customização fala de como as relações entre tradição e inovação na cultura popular  funcionam de uma forma dinâmica. O desafio é como não enrijecer os processos com preocupações estritamente museológicas e folclóricas, mas como também não perder as memórias e os elos históricos por ao minimizar o papel da tradição. Nesta peça, se retrata a máscara "Killing" que traz esta palavra escrita e os coletes com espelhos e lantejoulas que é uma fantasia já dos anos 1960/70, estando, cronologicamente, entre os pirulitos originais e os formatos atuais. No chão, inúmeras máscaras que representam outros tantos desenhos, anteriores, simultâneos e posteriores à máscara retratada, lembrando das muitas mudanças.
INDIVIDUAL/ COLETIVO -Criação e produção - Luciano Guimarães.
INDIVIDUAL/ COLETIVO -Criação e produção - Luciano Guimarães.Enquanto as manifestações originais eram individuais - e se mantiveram assim até os anos 1980 -, hoje, existem turmas que utilizam os mesmo modelo de fantasia com um único tema. Os integrantes saem juntos, participam coletivamente da produção e se unem para manter a sustentabilidade do grupo. Aqui, a customização é de um líder de turma e coloca em seu toy o nome de sua turma "ANIMAÇÃO". No chão, outras turmas estão listadas para ilustrar o tipo de nomes que geralmente remetem a emoções e gírias locais. Atualmente, são mais de 500 turmas cadastradas e as turmas podem ter de três até uma centena participantes.
CENTRO/ PERIFERIA -Criação - Buda. Produção - Humberto Barros.
CENTRO/ PERIFERIA -Criação - Buda. Produção - Humberto BarrosAs manifestações dos Bate-bolas acontecem nos bairros periféricos do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. Muitas vezes, esses bairros foram abandonados pelo estado e estão submetidos à violência e à precariedade de transporte e rede de serviços. Assim, o turismo nacional e internacional e até mesmo moradores de outras zonas não conseguem ver as perfomances dos Bate-bolas. Neste toy, na frente, estão desenhados os pontos turísticos típicos da cidade. Atrás, menos visível, estão representados a favela e os bairros onde os bate-bolas permanecem inacessíveis.
CRIME/ BELEZA - Criação - Carpa.Produção - Marcely Soares e Eduardo Andrade .
CRIME/ BELEZA - Criação - Carpa.Produção - Marcely Soares e Eduardo Andrade. As manifestações dos bate-bolas são estigmatizadas pela relação com o criminalidade - assim como aconteceu com o samba e o funk -, por causa de sua proximidade com milícias, narcotráfico e membros da polícia e das forças armadas nas periferias.Aqui, denunciamos que, se o abandono do estado deixa os moradores das periferias sujeitas a esses problemas sociais, eles não podem ser estrangeiros às suas expressões culturais locais. A frente do traje está a cor do gráficos de carnaval e, na parte de trás, uma sombra desses desafios. No asfalto escuro da periferia, vemos uma sombra colorida, projetada lembrar que o resultado final desse choque é positivo.
MEDO/DIVERSÃO -Criação e produção - Marcely Soares.
MEDO/DIVERSÃO -Criação e produção - Marcely Soares.As relações com o crime acabam afetando uma questão central nas manifestações de mascarados no mundo: a brincadeira de assustar. A ideia de se mascarar envolve, desde o início, o anonimato da identidade do brincante, mas também, uma espécie de "pique" (jogo de perserguição) e encenação para gerar medo. No entanto, por conta do preconceito da associação com a violência, têm-se evitado a brincadeira de assustar e retiram-se os temas mais soturnos, além de substituir a bola por uma sombrinha. Aqui, ilustrações misturam medo e diversão como dois lados de uma experiência delicada, por isso, a simulação de um boneco de porcelana, frágil, mas valioso.
LUXO/POBREZA -Criação e produção - Gilson, Grupo Furiosa.
LUXO/POBREZA -Criação e produção - Gilson, Grupo Furiosa.A gliteragem (cobertura de áreas desenhadas com purpurina) é uma técnica muito usada nas fantasias de Bate-bolas e que valoriza ainda mais a fantasia pela complexidade da artesania. Neste toy, todo coberto por essa técnica, o brilho - que remete ao luxo e a ostentação - deixa um rastro no asfalto dos bairros pobres para nos ajudar a refletir sobre a tensão entre os valores estéticos de beleza atribuídos ao luxo e a estética das periferias. Um famoso carnavalesco brasileiro, Joãosinho Trinta, ao justificar o uso de luxo em seu desfiles de escola de samba alegava: "O povo gosta de luxo, quem gosta de miséria é intelectual." A afirmação do artista não é simples nem deve se encerrar em aceitações puristas. Entre a consciência de classe, uma problematização do capitalismo de consumo e o sequestro da crítica estética pelas elites, muita coisa precisa ser debatida nesse tema.
RECICLAGEM/INOVAÇÃO -Criação e produção - Priscila Andrade e Lilly Viana.
ECICLAGEM/INOVAÇÃO -Criação e produção - Priscila Andrade e Lilly Viana.As fantasias dos mascarados brasileiros são produzidos durante todo o ano, mas duram apenas os quatro dias de carnaval. Diferentes das fantasias das manifestações da Europa, aqui o uso se dá no verão e são usados materiais e técnicas de modelagem e costura que impedem a lavagem, o que torna o traje inutilizável em poucos dias. O que é um problema sobre a perspectiva da sustentabilidade econômica e ambiental, permitiu a sustentabilidade social do evento marcado pela grande experimentação de técnicas que mudaram muito a fantasia. O toy é customizado com restos de vários materiais usados nas fantasias e até luzes de LED que já foram associadas à muitas fantasias, como se reciclasse a miríade de materiais já descartados.
SUSTENTABILIDADE E INDEPENDÊNCIA -Criação - Humberto Barros.
SUSTENTABILIDADE E INDEPENDÊNCIA -Criação - Humberto Barros.Produção - Humberto e Eduardo Andrade.Com custos altos de produção e uma cadeia produtiva que consome todo o ano na confecção de fantasias, produtos licenciados e acessórios, as fontes de financiamento ainda são comunitárias e alternativas - embora, o estado já tenha dado algum incentivo no passado recente. No entanto, o festejo, lida com várias marcas e produtos de mercado que se beneficiam do consumo dos integrantes e do público em geral, mas as turmas não recebem apoios ou patrocínios como os desfiles de escola de samba. Cervejas e carnes dos churrascos, tênis caros nas fantasias, tecnologia gráfica dos processos, mídias sociais na divulgação e a estigmatização da mídia de massa, fazem esse toy uma provocação.  
VISIBILIDADE/ INVISIBILIDADE -Criação - Aline Jobim e Gamba Junior, Produção - Gamba e Humberto Barros.
VISIBILIDADE/ INVISIBILIDADE -sob o efeito do foco de uma lanterna Laser.
VISIBILIDADE/ INVISIBILIDADE -Criação - Aline Jobim e Gamba Junior, Produção - Gamba e Humberto Barros.É impossível falar de invisibilidade com fantasias deste tamanho, quantidade de cores, turmas e integrantes. Mas o festejo segue um mistério para muitos brasileiros. Como encontrá-los? Onde eles saem? Em que dia do carnaval? Para um morador do subúrbio a rede local  de contatos pode lhe levar a saber de um saída de turma ou encontrar alguma ao acaso nas ruas do bairro. Mas para um morador de outra localidade, ainda que da própria cidade, pode ser difícil descobrir como vê-los. Enquanto os blocos de carnaval são cadastrados e divulgados pelo estado, as saídas de Bate-bolas ainda são pouco visíveis para muita gente. Aqui, o toy transparente deixa atravessar parte da luz e outra parte é bloqueada: visibilidade e invisibilidade se alternam.
MASSIFICADO/LOCAL -Criação e produção - Felipinho Tamu-Juntos.

MASSIFICADO/LOCAL -

Criação e produção - Felipinho Tamu-Juntos.

Outro aspecto complexo nas manifestações de Bate-bolas é a escolha de temas que serão os enredos das fantasias ou símbolos da própria turma. Personagens da indústria de massa e muitos da cultura dos EUA são usados para decorar as fantasias levando a uma polêmica quanto a autenticidade da expressão como uma manifestação da cultura popular brasileira. Neste toy, vemos o Zé Carioca, um personagem da Disney que homenageia o Brasil com um papagaio que representa um cidadão carioca. Ao decorar a fantasia deste toy-art, o tema evoca todas essas contradições - é dos EUA, mas é sobre o Brasil, é do Brasil, mas é sobre os EUA. Hoje, já é claro que este personagens e outras diversas ações do governo dos EUA não foram apenas ações de expansão de consumo de produtos culturais, mas também uma estratégia para políticas neocoloniais denominada oficialmente de "Política da Boa vizinhança".

HOMENAGEM AO MÉXICO -Criação e produção - Eduardo Andrade.

HOMENAGEM AO MÉXICO -

Criação e produção - Eduardo Andrade.

Esta customização foi planejada para ser exposta primeiramente no México no congresso MX DESIGN 2019 - Identidades e transições. como os Bate-bolas têm uma relação muito dinâmica com mudanças e inovações de sua própria identidade como festejo  - além da problematização da identidade do brincante que qualquer uso de máscaras propõem -, essa customização é uma homenagem a cultura popular do México e o dia dos mortos. Como as fantasias hoje se apropriam de temas internacionais como personagens da Disney ou da cultura de outros países e, a cada ano, têm que propor novos enredos, muitas turmas já saíram com o tema dos dias dos mortos do México. Tanto pela beleza dos elementos estéticos como pela pregnância deste festejo no sociedade brasileira. O toy, mistura, então, como muitas fantasias já fizeram, as caveiras mexicanas com os Bate-bolas brasileiros.

Fase de desenho do personagem Pirulito para a criação do toy art.
Processo de produção do molde do personagem Pirulito-Eduardo Andrade.
Workshop com Marcelo Índio, Gilson Carvalho e Buda - Artistas Bate-bolas.
Processo de produção do personagem Rodado Saia- Marcely Soares e Humberto Barros

Toys- Pirulito e Rodado Saia e seus acessórios.


https://youtu.be/97z4TcK5FQ4

Um breve histórico sobre a tese

Esta publicagao é urn dos resultados do projeto de pesquisa Mascarados Afroiberoamericanos do mestrado de Paula Cruz, feito pelo LaboratOrio de Design de Historias (Dhis) no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.

Realizacao DHIS / PUC-Rio Mascarados Afroiberoamericanos

Coordenação Geral:  Gamba Junior

Pesquisa de mestrado: Humberto Barros

Conteudo:  ORGANIZACAO GERAL DHIS / PUC-Rio

COLABORADORES

BATE-BOLAS:  Luciano, Sergio de Oliveira, Gilson Carvalho da Silva, Anderson Buda, Fabrizyo Castilho, Tia Regina

CARETOS DE PODENCE:  Luis F. Costa

GANDHIS Gamba Junior

Humberto Barros

Marcely Soares

Miguel Carvalho

Paula Cruz

Priscila Andrade Andre Amaral

Davison Coutinho

Desiree Bastos

Lilly Viana

Camilla Serrao

Aline Jobim

Nathalia Valente

Igor Ceciliano

Ricardo Ferreira

Simone Formiga

Monique Bezerra (UFF)

parceiros na ação
No items found.
outras ações
Desenhos de Campo - Bate-bolas na Cinelândia
realizado em
01/2021
Identidade Bate-bola
realizado em
01/2021
MINU Docs
realizado em
01/2021
Exposição Toy Art Bate-bolas
realizado em
01/2021
{ carnadocs}
realizado em
01/2021
Toy Art Bate-bolas
realizado em
01/2021
Souvenires - Memória dos Bate-Bolas
realizado em
01/2021
Almanaque Bate-bola #1
realizado em
01/2021
Inspira Favela Inspira
realizado em
01/2021
Oficinas de Carnaval - GRES Grande Rio, 2020
realizado em
01/2021
Processo Produtivo das Fantasias de Bate-Bolas
realizado em
01/2021
Memória dos mascarados em livro infantil
realizado em
01/2021
O livro e a sustentabilidade dos Bate-Bolas
realizado em
01/2021
Facebook Mascarados Afroiberoamericanos
realizado em
01/2021
Registros de campo - Mascarados Afroiberoamericanos
realizado em
01/2021
VI PARLA! - Mascarados
realizado em
01/2021
MOTIRÔ - O festejo como testemunho
realizado em
01/2021
Manifesto 15 de Agosto
realizado em
08/2006
Dhis
nas
mídias